MENU
FECHAR  X
INÍCIOTRILHAS DE LONGO CURSO
PARQUES NACIONAIS

Parque Nacional Marinho
de Fernando de Noronha

Pernambuco - Brasil

O Parque Nacional de Fernando de Noronha é um local onde se pode desfrutar das praias e da singular beleza cênica natural, abrigando um ecossistema delicado e espécies que estão ameaçadas de extinção em outras regiões do país e do mundo. Santuário para muitas espécies, desde 2001, reconhecido e tombado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade, juntamente com Atol das Rocas, passa a ser responsabilidade de toda sociedade brasileira.

Foi criado em 14 de setembro de 1988 pelo Decreto nº 96.693, com o objetivo de valorizar os ambientes naturais e de beleza cênica local, protegendo os ecossistemas marinhos e terrestres, preservando a fauna, a flora e os demais recursos naturais. Ocupa uma área total de 11.270 hectares, o que correspondente a 70% da ilha principal (Fernando de Noronha) e as demais ilhas (20 ao todo) do Arquipélago de Fernando de Noronha, o Parque tem dentre seus objetivos específicos a sensibilização da sociedade para a necessidade de conservação da natureza, assim como disseminação de pesquisas científicas que visam compreender a biodiversidade local, conservar os sítios históricos arquitetônicos e naturais e o ordenamento do fluxo turístico.

A região é um refúgio perfeito para diversos grupos ameaçados de extinção, como cetáceos (baleias), tartarugas, ouriço-satélite, coral-de-fogo e tubarão-limão. Abriga ainda cerca de 230 espécies de peixes e 15 de corais, além de golfinhos-rotadores, diversas espécies de tubarões e raias. Em terra firme, outras espécies endêmicas facilmente encontradas circulando por toda a ilha são a largatixa Mabuya e a cobra de duas cabeças Amphisbena. uma das mais importantes para a reprodução de aves marinhas do Atlântico, além de representar um local de alimento e descanso para espécies migratórias. Dentro de sua ampla variedade de aves terrestres e marinhas que circulam pelas ilhas, destacamos entre elas as viuvinhas, o rabo-de-junco (ave símbolo do parque e que compõem a sua logomarca) e as espécies endêmicas sebito e cucuruta que encantam a todos.

O parque está localizado na Ilha de Fernando de Noronha

Principais atrativos

Praias, piscinas naturais e trilhas ecológicas. O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha possui diversas praias com suas águas verde-esmeralda esperando pelo público, dentre estas, estão duas eleitas como as mais bonitas do Brasil: a Praia do Sancho e a Praia do Leão. Quer mais? Passeios de barco, mergulhos no fundo do mar e golfinhos nadando em bando diante de seus olhos. Do mirante da Baía dos Golfinhos, os turistas podem assistir às manobras dos animais entrando no Parque ao alvorecer do dia. Um espetáculo que jamais será esquecido. No Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha o visitante faz, literalmente, uma viagem ao mundo natural.

Contato

Alameda do Bodró, S/N - Boldró - Fernando de Noronha/PE – CEP: 53.990-000

E-mail:
atendimento@parnanoronha.com.br

Telefones:
(81) 99453 2674
(81) 3619-1220/1317

Horários

O Parque Nacional de Fernando de Noronha fica aberto diariamente, 24h.

É preciso atenção para a marcação de passeios, visitas aos atrativos e regras das hospedagem escolhida

Orientação

•  Se mantenha nas trilhas demarcadas;
•  Traga consigo o lixo gerado nas trilhas;
•  Respeite a sinalização;
•  Não faça fogueiras;
•  Acampamentos não são permitidos;
•  Não é permitida a presença de animais exóticos (gato, cachorro, cavalos etc.);
•  Não colete nada do ambiente (fauna, flora ou mesmo rochas);
•  Não é permitido perseguir, abater, capturar ou alimentar os animais;
•  Não é permitido mergulhar intencionalmente com os golfinhos.

Quando ir

De setembro à março é a estação da seca, enquanto o período chuvoso (que acontece entre abril e agosto) é caracterizado por chuvas esporádicas.

Atividades

Como chegar e sair

Existem vôos diários com destino a Noronha, partindo de Recife e Natal.

Entre os meses de outubro e fevereiro, é possível visitar o Parque Nacional em cruzeiros marítimos autorizados.

Os ingressos para o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha tem o preço estipulado pela Portaria MMA, 135/2010 e tem validade de 10 dias.

Encontre a sua rota no mapa
Placeholder Picture
Gostou? Então compartilhe com seus amigos