MENU
FECHAR  X
INÍCIOTRILHAS DE LONGO CURSO
PARQUES NACIONAIS

No Parque Nacional de Anavilhanas, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagem, em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas que se transforma com a variação do nível do rio, em um convite a desafiar nossos limites e ampliar nossa visão de mundo.

O Parque foi criado com o objetivo de preservar o arquipélago fluvial de Anavilhanas bem como suas diversas formações florestais, além de estimular a produção de conhecimento por meio da pesquisa científica e valorizar a conservação do bioma Amazônia com base em ações de educação ambiental e turismo sustentável. Seu foco é harmonizar as relações entre as comunidades do entorno e a Unidade com ações de bases sustentáveis.

O parque está localizado no município de Novo Airão.

Principais atrativos

Os principais atrativos são os botos-vermelhos (também conhecidos como botos cor-de-rosa), com os quais se pode interagir no Flutuante dos Botos; as praias (na seca, entre setembro e fevereiro); as trilhas aquáticas de igapó (na cheia, entre março e agosto); as ilhas, que vistas de cima são um espetáculo inesquecível; as trilhas terrestres; a observação de flora e fauna que proporcionam um fabuloso contato com o ambiente amazônico; os macucus gigantes (grandes árvores da espécie Aldina heterophylla), nos quais é possível subir de rapel (tree climbing) e vislumbrar a floresta da copa das árvores; os passeios de barco pelo labirinto do arquipélago das Anavilhanas; além da possibilidade de visitar comunidades tradicionais ribeirinhas do entorno e conhecer o belo artesanato de Novo Airão.

Contato

Rua Antenor Carlos Frederico, 69
CEP: 69.750-000 - Novo Airão/AM

Telefone:
(92) 3365-1345

Horários

Aberto diariamente, 24h.

Não existe cobrança de ingressos nem necessidade de autorização para entrada.

Orientação

O Parque Nacional de Anavilhanas não possui infraestrutura própria, portanto é necessário que o visitante esteja preparado para eventualidades.
Não há lanchonetes, restaurantes, banheiros ou serviço de comunicação, exceto radiocomunicadores do ICMBio nas bases de vigilância. Nas proximidades de Novo Airão, ainda é possível conseguir sinal de celular, dependendo da disponibilidade das operadoras e das condições climáticas.

Os atrativos são acessíveis apenas por embarcações, portanto é necessário verificar junto à administração do Parque sobre prestadores de serviço cadastrados e que cumprem as exigências normativas.

Quando ir

Entre setembro e fevereiro é o período da seca e as praias de areia branca emergem. No período da cheia (março a agosto) as florestas ficam alagadas possibilitando a visita aos igapós.

Atividades

Como chegar e sair

O Parque Nacional de Anavilhanas tem sede em Novo Airão e é possível chegar por via aérea, fluvial ou terrestre, sempre partindo de Manaus.

A região permite pouso de hidroaviões e helicópteros, necessitando prévia autorização.

Os barcos regionais saem nas noites de terças e sextas e o percurso tem 9 horas de duração.

Por via terrestre, a rota passa pela AM-070 e AM-352 e pode ser feita em até 4 horas, de carro, táxi-lotação e ônibus executivos.

Encontre a sua rota no mapa
Placeholder Picture
Gostou? Então compartilhe com seus amigos