Com o objetivo de proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro, o Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).
O parque está localizado entre os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Magé.
É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 Km de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.
Para informações:
Av. Rotariana , Teresópolis-RJ
S/n. - Cep. 25960-602
Teresópolis-RJ
Telefones:
Administração: (21) 2152.1100
Bilheteria: (21) 2642.0579
Aberto diariamente das 8h às 17h.
O acesso fora do horário, à partir das 6h até as 22h é possível mediante compra antecipada.
Os atrativos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos podem ser visitados sem Guia ou Condutor de Visitantes, entretanto é altamente recomendada a contratação.
Não é permitida entrada e permanência de animais domésticos.
Menores de idade desacompanhados dos pais devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis.
Para acessar a área de montanha é necessário preenchimento do Termo de Conhecimento dos Riscos
A entrada principal do Parque fica localizada na área urbana de Teresópolis, com acesso bem sinalizado na entrada da cidade.
Em Petropólis, o acesso é no distrito de Corrêas, pela BR-040. A partir de Bonfim é possível o acesso por ônibus. A estrada possui trechos ruins, com paralelepídeos e falta de asfalto.
A Sede Guapimirim pode ser acessada pela BR-040 e BR-116 a partir do Rio de Janeiro, e é bem sinalizada.