O Parque Nacional é uma excelente opção para a realização de caminhadas, montain bike, banhos de rio, escalada e canoagem junto à natureza. São quase 300 km de trilhas que percorrem campos rupestres, cerrado e mata atlântica em meio a paisagens de tirar o fôlego; 33 cachoeiras, entre elas a cachoeira da Fumaça, com 390 m de altura; 2 cavernas; 10 locais de escalada; 16 sítios históricos e o Marimbus, área alagada conhecida como Pantanal da Chapada Diamantina.
O Parque Nacional pode ser acessado pelos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, através de 38 trilhas de entrada. A sede administrativa do Parque Nacional fica na cidade de Palmeiras. Não há estruturas institucionais de apoio à visitação dentro do Parque Nacional, tais como guaritas ou centro de visitantes, portanto não há cobrança de ingressos.
O parque está localizado entre os municípios de Mucugê, Andaraí, Lençóis e Palmeiras.
Destacamos algumas das atividades que podem ser realizadas no Parque Nacional. É importante ter em mente que não há sinal de celular dentro do Parque e as trilhas não possuem sinalização, além de possuir trechos pouco marcados. É recomendável contratar um condutor de visitantes e sempre informar algum familiar sobre a atividade que você vai realizar.
Conheça outros principais atrativos do Parque:
• Marimbus
• Cachoeira do Ramalho
• Cachoeira Véu de Noiva
• Cachoeira da Fumaça
• Cachoeira das Andorinhas
• Cachoeira Capivari
• Cachoeira Encantada
Rua Barão do Rio Branco, 80, Palmeiras/BA - CEP: 46930-000
E-mail:
parnadiamantina@gmail.com
parnadiamantina@icmbio.gov.br
Telefones:
(75) 3332-2310
(75) 3332-2418
Aberto diariamente.
Não é obrigatória a contratação de Condutor de Visitantes, porém ela é altamente recomendada, uma vez que não existe sinal de celular no Parque e as trilhas não são bem sinalizadas.
Nunca saia sozinho e sempre informe o local planejado para passeio onde estiver hospedado.
Não salte nos poços.
Use preferencialmente botas de cano alto ou tênis.
Existem muitas opções de serviços turísticos de base comunitária na região, como guias, alimentação e hospedagem.
Não faça fogueiras. Animais domésticos são proibidos.
Acampe somente em áreas permitidas e leve o lixo de volta.
Durante todo o ano e não há cobrança de ingressos.
O Parque é dividido em três entradas, acessado principalmente pela BR-242.
A Região Norte tem base nos municípios de Lençóis e Palmeiras, que são servidos pelas rodovias BA-850, BA-149 e BA-142. Existem linhas de ônibus regulares partindo de Salvador e Brasília e voos semanais partindo de Salvador.
A Região Central tem entrada em Andaraí e Mucugê, servidos pela BA-142. Partindo de Salvador há linhas regulares de ônibus para os dois municípios.
A Região Sul tem entrada em Ibicoara e Itaetê, servidos pela BA-046 e BA-245. Existem ônibus diários para Itaetê e semanais para Ibicoara partindo de Salvador.
O transporte intermunicipal é precário na região, planeje a viagem de acordo com a logística disponível.