MENU
FECHAR  X
INÍCIOTRILHAS DE LONGO CURSO
PARQUES NACIONAIS

Parque Nacional
de Brasília

Distrito Federal - Brasil

Criado em 29 de novembro de 1961, o parque possui uma área de 42.389,01 hectares e abrange as regiões administrativas de Brasília-DF, Sobradinho-DF e Brazlândia-DF e o município goiano de Padre Bernardo.

A Unidade de Conservação surgiu da necessidade de proteger os rios fornecedores de água potável à Capital Federal e de manter a vegetação em estado natural.

Os objetivos que levaram as autoridades da época a instituí-lo foram o parque contribuir para o equilíbrio das condições climáticas e evitar a erosão dos solos no Distrito Federal.

O parque tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Além disso, o parque protege ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece o Distrito Federal.

Diversos tipos de vegetação compõem a Unidade de Conservação, tais como: a mata de galeria pantanosa, mata de galeria não pantanosa, vereda, cerrado sensu stricto, cerradão, mata seca, campo sujo, campo limpo, campo rupestre, campo úmido e campo de murundus.

O parque está localizado no município de Brasilia.

Principais atrativos

A principal atração do Parque é a parte das piscinas. Elas se formaram a partir dos poços de água, que surgiram às margens do córrego Acampamento, pela extração de areia feita antes da implantação de Brasília. Para quem gosta de caminhada, o Parque dispõe de duas trilhas de pequena dificuldade: a da Capivara, com duração de 20 minutos, e a do Cristal Água, cujo trajeto pode ser percorrido em 1 hora. 

Conheça outros principais atrativos do Parque: 

•  Trilha da Capivara
•  Trilha Cristal Água
•  Trilha União
•  Piscinas de Água Corrente
•  Centro de Educação Ambiental
•  Ilha da Meditação
•  Contemplação de Vida Silvestre

Contato

Telefone:
(61) 3233-4553

Email:
parnadebrasilia@icmbio.gov.br

Horários

Diariamente, das 8h às 16h, com permanência até as 17h.

Visitantes com ingressos mensais têm entrada permitida a partir das 6h.

O Parque não funciona nos feriados da Paixão de Cristo, Finados, Natal, 1º de janeiro e datas estipuladas pela Justiça Eleitoral.

Nos dias 24/12 e 31/12, o Parque funciona até as 13h.

Orientação

Mantenha-se alimentado e hidratado. Lembre-se de levar consigo seus remédios de uso pessoal, especialmente os utilizados para asma, alergias, diabetes e cardiopatias.
É proibido o consumo de cigarros e outras fontes de fogo, bebidas alcoólicas, presença de animais domésticos (exceto cão guia) e desviar-se das trilhas previamente estabelecidas.

Quando ir

Localizado na área urbana da cidade, o Parque recebe visitantes durante todo o ano, com limites diários de 2.000 pessoas (quando há apenas uma piscina disponível) ou 3.000 (com as duas piscinas disponíveis).

Atividades

Como chegar e sair

A entrada principal está situada a cerca de 10 km da Rodoviária de Brasília, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento - Via EPIA.

Pode ser acessado por via terrestre e é servido por transporte público.

A Portaria ICMBio nº 831/2018 determina o valor dos ingressos para o público.

Encontre a sua rota no mapa
Placeholder Picture
Gostou? Então compartilhe com seus amigos