O Parque foi oficialmente criado em 12 de abril de 1989, com a assinatura do Decreto-Lei nº 97.656, após uma grande campanha da sociedade civil por sua criação. Com abrangência de 32.630 hectares, tem o objetivo de proteger amostras significativas dos ecossistemas locais, assegurando a preservação dos recursos naturais e dos sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
O parque está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapa dos Guimarães.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães oferece oportunidade aos visitantes de observar uma natureza exuberante, esculpida pela natureza e com intervenções humanas, que contam parte da história do Brasil. É comum avistar bandos de araras vermelhas sobrevoando os paredões, e pegadas de anta e onça pelo caminho. Corujas buraqueiras, seriemas e emas frequentam o cerrado do planalto.
As cachoeiras são o ponto alto, oferecendo local para banho e piquenique por toda a região. A cachoeira Véu de Noiva tem 86 metros de altura e é cercada por um paredão de arenito em forma de ferradura. Nele podem ser encontrados ninhos de araras vermelhas, que voam pelo vale e emocionam os turistas.
Cenário para abertura da novela Fera Ferida (1993), a Casa de Pedra é uma gruta de arenito esculpida pelo córrego Independência. Conta a história que este lugar serviu de abrigo aos homens da Coluna Prestes durante sua viagem pelos sertões do Brasil. Também é dito que já foi local de refúgio para escravos fugitivos. Hoje, a gruta é habitada por morcegos e pequenos animais que a usam como abrigo. Possui vestígios de inscrições rupestres e pode ser acessada por quem visita o Circuito das Cachoeiras ou o Morro São Jerônimo.
Rodovia Emanuel Pinheiro(MT-251) - Km 50
Chapada dos Guimarâes - MT
E-mail:
pncg.mt@icmbio.gov.br
Telefones:
(65) 3301 1133
Fica aberto durante todo o ano, inclusive finais de semana e feriados.
Atenção para o horário de funcionamento de cada atrativo.
A entrada é gratuita, porém alguns atrativos só podem ser visitados com o acompanhamento de um guia cadastrado pelo Parque.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães não possui serviços de resgate, portanto é necessário que o visitante se planeje em relação a sua experiência e condicionamento físico. O visitante é o principal responsável pela própria segurança.
Mantenha-se alimentado e hidratado. Lembre-se de levar consigo seus remédios de uso pessoal, especialmente os utilizados para asma, alergias, diabetes e cardiopatias.
É proibido o consumo de cigarros e outras fontes de fogo, bebidas alcoólicas, presença de animais domésticos (exceto cão guia) e desviar-se das trilhas previamente estabelecidas.
Não suba nos monumentos naturais, recolha todo o lixo e denuncie agressões contra o meio ambiente.
Na época da chuva, oriente-se em relação a possibilidade de ocorrência de trombas d’água.
O período de dezembro a março tem maior incidência de chuvas. De julho a outubro é época de seca, com altas temperaturas e possibilidade de queimadas.
Localizado nos municípios de Cuiabá (distante 50 km) e Chapada dos Guimarães (distante 11 km), o acesso é principalmente terrestre, pela rodovia MT-251 e é necessária atenção redobrada nos períodos de férias e feriados, em razão do aumento do fluxo e condições da pista.
Diariamente, a cada hora, ônibus saem da Rodoviária de Cuiabá, em direção ao Parque, com parada no Véu de Noiva.