MENU
FECHAR  X
INÍCIOTRILHAS DE LONGO CURSO
PARQUES NACIONAIS

Parque Nacional
da Tijuca

Rio de Janeiro - Brasil Cristo Redentor

Proteger o Corcovado e o monumento Cristo Redentor. Só isso já faria do Parque Nacional da Tijuca um lugar especial. Mas o Parque é muito mais que isso: protege a primeira floresta replantada do Mundo, uma infinidade de trilhas e cachoeiras, além de ruínas históricas do tempo das fazendas de café. Tudo isso bem no centro do Rio de Janeiro. O Parque Nacional da Tijuca é, sem dúvida, peça fundamental para fazer do Rio a Cidade Maravilhosa.

O Parque Nacional do Rio de Janeiro, com 33 km², teve seu nome definitivamente alterado para Parque Nacional da Tijuca, em 8 de fevereiro de 1967, por meio do Decreto Federal nº 60.183. Em 4 de julho de 2004, um Decreto Federal s/n ampliou os limites do Parque em 39,51 km², incorporando locais como o Parque Lage, por exemplo. Através de doação, realizada em julho de 2011 por conta dos 50 anos de sua criação, a Unidade ampliou seus limites em 3 hectares em área que agora integra o setor Floresta da Tijuca.

A Unidade de Conservação é dividida em quatro setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca e possui um importante fragmento de Mata Atlântica em avançado estado de regeneração. Está situado em área urbana e oferece importantes serviços ambientais à cidade, auxiliando na regulação do equilíbrio hídrico, no controle de erosão de encostas, na prevenção contra o assoreamento dos cursos d'água, na conservação da qualidade do solo e na regulação do clima do Estado do Rio de Janeiro.

O parque está localizado no município de Rio de Janeiro.

Principais atrativos

Além dos belíssimos panoramas de seus diversos mirantes - Vista Chinesa, Mirante Dona Marta, Vista do Almirante - no parque o visitante consegue desfrutar do silêncio, calma, ar puro, temperatura amena e ambiente inspirador da floresta tropical em pleno meio urbano. Caminhadas em trilhas, banhos de cachoeira, passeios de bicicleta e piqueniques são algumas das atividades recreacionais permitidas.

O parque apresenta flora e fauna bastante diversificadas, belezas naturais como grutas e cachoeiras, além de obras arquitetônicas de grande valor histórico e artístico, como o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno.

O Parque Nacional da Tijuca possui Centro de Visitantes, biblioteca, sanitários e várias áreas de lazer, como a Cascatinha, o Bom Retiro, a Mayrink e o Açude da Solidão. Recebe uma média de dois milhões de visitantes ao ano, sendo a Unidade de Conservação federal mais visitada do país.

Contato

Atualmente tem sua gestão compartilhada entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Governo do Estado e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Para mais informações:
Estrada da Cascatinha, 850. CEP: 20531-590. Alto da Boa Vista - Rio de Janeiro – RJ.

Telefones:
(21) 2492-2252
(21) 2492-2253

Trilha Transcarioca

Quando ir

O Parque pode ser visitado durante todo o ano, porém é recomendável verificar a previsão do tempo no período mais chuvoso do verão, especialmente se planeja um passeio a pé.

Orientação

Ao visitar o Parque Nacional da Tijuca tenha em mente que uma área protegida exige cuidado especial de seus visitantes. Observe as normas de uso público:

Os banhos de rio são permitidos no Parque, exceto no setor Floresta da Tijuca, onde só é permitido na Cachoeira das Almas e na Represa dos Ciganos, não sendo permitida a utilização de sabonetes, óleos e produtos de higiene pessoal.

É proibida a entrada e permanência de pessoas portando armas, materiais ou instrumentos destinados ao corte da vegetação, pesca e caça, ou quaisquer outras atividades prejudiciais à fauna e à flora, salvo aquelas necessárias à pesquisa científica, proteção e manejo da Unidade de Conservação.

Não é permitida a utilização de aparelhos ou instrumentos sonoros coletivos dentro do Parque, exceto no interior das edificações.

É proibido acender fogueiras e velas.

É proibida a entrada e permanência de animais domésticos ou exóticos na área do Parque. Com exceção dos casos previstos na Lei № 11.126, de 27 de junho de 2005 (cão guia para cegos).

Não é permitido pernoitar no Parque,

A velocidade máxima permitida para veículos automotores dentro do Parque é de 30km por hora.

Não é permitido o uso de bicicletas nas trilhas do PARNA Tijuca.

Horários

Setor Floresta da Tijuca
Diariamente das 8h às 17h

Setor Serra da Carioca
Diariamente das 8h às 18h
Corcovado: 8h às 19h
Parque Lage: 8h às 18h

Setor Pedra Bonita / Pedra da Gávea
Diariamente das 8h às 17h
Pedra Bonita: 8h às 17h
Pedra da Gávea: 8h às 17h

(Todos os setores do Parque Nacional fecham uma hora mais tarde durante o horário de verão)

Atividades

Como chegar e sair

Localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, turista pode chegar ao Parque Nacional da Tijuca de carro, moto, bicicletas, ônibus e transporte público.

Para visitar o Corcovado e o Cristo Redentor, existe a opção de acesso por trem, saindo da estação na Rua Cosme Velho.

A entrada principal do Parque é no Alto da Boa Vista e o setor Serra da Carioca são servidos por entradas e acesso ao transporte público por entradas nos bairros do Cosme Velho, Alto da Boa Vista e Horto.

O Setor Pedra Bonita / Pedra da Gávea tem acesso pela Barra da Tijuca e São Conrado.

O Parque também pode ser observado por helicóptero, a ser contratado na área do Mirante Dona Marta.

Encontre a sua rota no mapa
Placeholder Picture
Gostou? Então compartilhe com seus amigos