MENU
FECHAR  X
INÍCIOTRILHAS DE LONGO CURSO
PARQUES NACIONAIS

Parque Nacional
de Jericoacoara

Ceará - Brasil Pedra Furada

O Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, no estado do Ceará, foi criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental criada em 1984, e da redefinição de seus limites em junho de 2007.

Foram ajustados os limites referentes à localização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila de Jericoacoara e os limites sul e oeste do parque, ampliando a área para 8.850 hectares, incluindo também uma faixa marítima com um quilômetro de largura, paralela à linha costeira.

O Parna tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

A Unidade de Conservação possui um grande potencial turístico. A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara e uma das principais paisagens do Parque Nacional, é visitada por um grande número de turistas.

Por sua vez, o Serrote, formação rochosa que se eleva ao nordeste da Vila de Jericoacoara, apresenta o ponto culminante do parque, onde está localizado o farol a uma altitude de 95 metros. Do campo de dunas, que se estende por quase toda a extensão do parque, destaque para a Duna do Pôr do Sol.

Há ainda passeio ecológico nos manguezais e nas lagoas temporárias, que formam uma atração à parte. As praias são a maior atração do Parque Nacional, tendo uma grande variedade, desde as que possuem grande número de frequentadores até as isoladas ou propícias para prática de esportes náuticos.

O parque está localizado entre os municípios de Guriú e Preá.

Principais atrativos

O Parque possui diversos atrativos, que incluem desde a prática de esportes radicais em belas praias e lagoas até a contemplação de monumentos naturais como a Pedra Furada, principal cartão-postal de Jericoacoara.

A partir da Vila de Jericoacoara, os turistas têm a oportunidade de realizar diversos passeios para visitar atrativos como o Serrote, a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça, além de passeios de canoa pelos belos manguezais do Rio Guriú, para avistamento dos cavalos-marinhos (Hippocampusreidi).

Também há a opção de realizar passeios a cavalo pelas praias e dunas do Parque, além de passeios de buggy junto a operadores de turismo locais para conhecer atrativos situados no entorno da unidade, como a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul e Tatajuba, por exemplo.

O Parque Nacional e Vila de Jericoacoara abrigam uma enseada cuja praia está voltada para o poente, o que proporciona um belo espetáculo ao fim do dia, pois possibilita que turistas e moradores contemplem diariamente o espetáculo do Sol se pondo sobre o mar.

Contato

Para mais informações, basta fazer contato via E-mail ou Telefone.

E-mail:
parnajericoacoara.ce@icmbio.gov.br.

Telefone:
(88) 3669-2140

Duna do Pôr-do-sol. Foto: Jade Queiroz - MTur.

Quando ir

O parque pode ser visitado durante todo o ano. A época das chuvas se concentra entre os meses de fevereiro e maio, contudo os dias chuvosos são permeados por períodos de sol intenso.

Orientação

Dentro dos limites do Parque Nacional é proibido:

•  Trânsito de veículos automotores sobre dunas fixas ou móveis;
•  Deixar lixo nos locais visitados;
•  Coletar, perseguir ou apanhar espécimes da fauna silvestre;
•  Fazer fogueiras no interior do parque

Atividades

Como chegar e sair

Partindo de Fortaleza, pela rodovia CE-085, conhecida como rodovia do "Sol Poente". A Vila de Jericoacoara é considerada a entrada do Parque e está contida em seus limites.

Encontre a sua rota no mapa
Placeholder Picture
Gostou? Então compartilhe com seus amigos